sábado, 27 de março de 2010

Adoração e Avivamento!

A ADORAÇÃO: A adoração ao Senhor, gera uma profunda intimidade com Deus a ponto de trazer a vida do adorador uma edificação pessoal que o tornará avivado, renovado, cheio do Espírito Santo, pleno em unção e amor. A adoração aviva a alma de quem adora, pois a presença de Deus motiva, inspira, transforma e abençoa. Veja que Ana e Elcana foram abençoados com um filho, pois este era o desejo do coração de Ana,. Este casal agradou a Deus com a atitude de adoração "Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o SENHOR" I Samuel 1:19 . Deus está interessado em manter um comunhão intima com os seus filhos e filhas. Amado leitor (a) através da adoração podemos mover o coração do Pai celestial em nosso favor.

1. ADORAR A DEUS: Encontramos no livro do Apocalipse uma pequena frase, mas de grande relevância, e com um significado especial para todos nós. Quando o anjo disse a João no final do versículo: "...Adora a Deus!" Apoc. 22:9, observe que é uma frase imperativa, pois João estava extasiado com o que tinha visto e ouvido quando contemplou toda aquela visão na Ilha de Patmos. Ser um verdadeiro adorador e andar na verdade é muito mais do que: pregar, cantar, ensaiar e apresentar diante da congregação uma linda coreografia repleta de técnicas ou um bonito louvor. "Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras". Salmo 96:9 "...Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apoc. 14:7 Ser um adorador ou um ministro da palavra é ter um estilo de vida bem diferente, é testemunho verdadeiro, é temor e obediência aos princípios da palavra de Deus. E não esqueça do conselho do anjo: Adora a Deus !

2. PRIMEIRO LUGAR: O primeiro lugar em nossa vida é de Deus! Veja bem, vivemos um tempo em que as atenções e os holofotes estão intensamente voltados para o próprio "eu" do homem, neste mundo globalizado e internetizado , com a notícias correndo de forma tão veloz, o homem tem sido o centro das atenções , o orgulho, a altivez e a alta-suficiência tomou o lugar de uma vida dependente e submissa aos propósitos de Deus. A ostentação e o glamour têm sido celebrado, lamentavelmente até no meio evangélico. Não se pode esquecer as simples palavras do mestre que disse: "Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça..." Mt 6:33 O primeiro lugar deve ser o de Deus em nossos corações. Priorizar o seu reino, nos torna a cada dia mais e mais identificados com as coisas do alto "as celestiais" pois é nelas que devemos pensar "Pensai nas coisa que são de cima, e não nas que são são da terra" Col 3:2 Medite com atenção nestes conselhos.

O AVIVAMENTO: Não podemos imaginar um genuíno avivamento, que não passe especificamente por estes dois importantes aspectos da vida cristã que é a "santidade e o arrependimento". Vivemos um período profético e cremos que virá um avivamento sobre a Igreja de Cristo neste tempo do fim, que levará os crentes a um profundo quebrantamento na presença de Deus. "Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, Ó Senhor , a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia" Habacuque 3:2 Acreditamos num poderoso derramar do Espírito Santo na vida da igreja nestes últimos dias.

1.SANTIDADE: No passado Deus orientou, que o Sacerdote Arão e todos os seus descendentes trouxessem escrito na parte superior da mitra as palavras "Santidade ao Senhor" (Êxodo 28:36, Êxodo 39:30) esta orientação, chamava a uma tremenda responsabilidade de um viver separado e exclusivo para Deus. O avivamento virá sobre a igreja, quando ela buscar um viver de santidade. Viver em santidade é viver separado para Deus, é permanecer num estado de consagração. Aos olhos do mundo tudo é normal e comum, mas na igreja não, ela deve ser a coluna da moralidade (Gl 2:9; 1 Cor 4:1). Jó é um exemplo na palavra de Deus, de um viver santo, diz ao seu respeito: "... Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal" Jó 1:1. "aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Cor 7:1 Precisamos andar no temor de Deus e viver na plenitude do Espírito Santo para aperfeiçoarmos a santificação.

2.ARREPENDIMENTO - O Arrependimento é sentir a dor que causamos em Deus com os nossos pecados, é abandonar a vida pecaminosa, é mudar de atitude, é renunciar a vontade própria e viver guiado pelo Espírito Santo, que nos convence do pecado.(João 16:18) No arrependimento a confissão de pecados se faz necessária e traz refrigério a alma. A vida espiritual não pode ser um teatro, tem que ser autêntica. Confissão e limpeza diárias são a essência do andar no Espírito. "Enquanto eu me calei (falta de confissão), envelheceram os meus ossos...Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim...Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri..." Salmo 32:3,4 e 5. O arrependimento é dar as costas para o pecado e voltar o coração integralmente para Deus. Jesus ao derramar o seu sangue nos trouxe a possibilidade de perdão! Nele somos regenerados, justificados, Aleluia! É a graça de Deus sobre nós, mediante a obra redentora da cruz. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça" I João 1:9 ."O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia" Prov. 28:13 Cerca de três mil almas se arrependeram e reconheceram o poder do sangue de Jesus e provaram um avivamento espiritual nos dias da igreja primitiva, quando Pedro falava a eles (Atos 2:38) Acreditamos que o arrependimento é uma chave para o avivamento.

A Dança no Louvor e Adoração

Cumpridas estas coisas, voltarei e reclamarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. (Atos 15:16)

Nesses últimos dias, o Espírito Santo tem despertado a Igreja a um encontro total com Deus o que tem gerado em toda a terra um desejo profundo de experimentar uma intimidade com o Pai. São multidões em busca do resgate e os crentes, sendo restaurados, vivendo a nova vida em Jesus numa experiência de uma fé renovada e avivada dia a dia.
Um dos instrumentos deste avivamento é exatamente o louvor e a adoração que expressa em músicas, cantos e danças a sede do coração do ser humano por mais de Deus e a alegria de estar na Sua presença. Do mesmo modo, creio que o coração de Deus nos é revelado em canções e gestos dançantes que nos envolvem com Seu amor cada vez que nos colocamos diante d'Ele em louvor e adoração.

A vinda do reino de Deus até a este mundo é assinalada pela restauração da alegria e do louvor da parte do Seu povo e de toda a Sua criação, louvor este que deve se originar numa alegria franca e na presença remidora do nosso Salvador. Assim, louvamos a Deus com danças por causa da Sua santidade, da criação e da redenção do ser humano. Nesse sentido, esse ato do louvor implica na mais íntima comunhão com Ele de maneira que a dança em adoração expressa e completa o desfrutamento de Sua Presença e relacionamento conosco numa celebração a Ele e com Ele.

A dança no louvor e na adoração não é uma prática corporal por ela mesma, muito menos uma exibição artística como complemento ou um enfeite na liturgia. A dança, neste contexto, é parte integrante do louvor como um todo. Nela a essência de total entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva trazendo toda a congregação para momentos de júbilo, edificação, libertação e restauração na presença de Deus.

Dessa maneira, instigada pela promessa de restauração do Tabernáculo de Davi percebo a dança como parte integrante de todo o processo de louvor e adoração. Não considero aqui, a dança conquistando o seu espaço, penso que esta faz parte, assim como o canto e a música, da celebração e da aclamação ao Senhor Jesus como atos proféticos gerados no coração do Pai. Aleluia!

Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder [...] Louvai-o com adufes e com danças [...] Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!
(Salmo 150:1,4 e 6)