quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Convicção do Chamado, você tem?







“Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, e em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe,o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de
todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.”


Essa passagem fala exatamente de pessoas que foram “chamadas” por Deus e escolhidas por Ele, receberam o toque do Espírito Santo e foram cheias de sabedoria, entendimento e de conhecimento para elaborar projetos. Bezalel e Aoliabe foram chamados para fazer os utensílios do tabernáculo, a arca e as vestes do sarcedote, trabalhos distintos, mas todos ligados a produção e criatividade.


Eu compreendo que constituir projetos criativos, seja ele cantar, dançar, atuar, pintar e entre outros é um “chamado” específico de Deus junto com sua poderosa “capacitação”. Muitos cristãos hoje se sentem frustrados em suas atividades dentro da igreja, porque ainda não estão seguros do seu real chamado e do motivo para o qual foi destinada sua vida em produzir algo especial para Deus. Muitas vezes somos enganados por nós mesmos naquilo que achamos ser o certo ou o cabível a fazer. Muitos estão dedicando suas vidas em agradar a homens ao invés de devolver seu talento a Deus de forma multiplicada. Saul foi rei, mas não tinha chamado para exercer o mesmo, sua liderança foi tempestuosa, injusta e muito amarga, tanto para o povo quanto para o próprio Saul que a cada momento se deparava com as promessas de Davi em assumir o trono, pois Davi havia sido chamado por Deus. (…)





Poderíamos falar e descrever todas as manifestações de arte e criatividade, porém nosso foco será compreender melhor sobre a dança. Para que isso aconteça vamos visualizar o cenário ao qual ela foi constituída:


A bíblia relata que Miriã (Êxodo 15:20) pegou seu tamborim e dançou. E atrás dela outras mulheres faziam o mesmo, foi a primeira vez que a dança é mencionada na bíblia, Miriã se alegrou no Senhor por causa do seu maravilhoso livramento. Depois são relatados momentos em que o povo de Israel se colocou na presença de Deus através da dança. Um dos maiores exemplos de adoração com danças foi o Rei Davi (I Crônicas 15 : 29), ele dançava à frente da arca enquanto a mesma entrava na cidade. A palavra nos diz que Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor.


Percorrendo a história da dança, assim como tudo que Deus criou, o diabo roubou essa manifestação de amor a Deus desviando sua essência e inserindo a dança em seitas, rituais e reuniões de invocação de espíritos. Nesse sentido já no novo testamento a igreja repugnou a dança nos cultos considerando-a como pagã e profana. Desta maneira a dança é retirada e excluída de forma muito brusca e incompreendida dos cultos a Deus. Músicos e bandas “gospel” começaram a se levantar e a dança é inserida nesse novo formato no qual é resgatada como um ato de adoração a Deus. Ainda muito rechaçada e com muito “desconfiometro” aos poucos e com cautela, sai dos shows dos cantores e é inserida em eventos especiais na igreja, mas ainda não faz parte do momento de adoração composto pelo louvor da mesma.




Esse resgate é muito doloroso, pois por muitos anos ministros chamados por Deus não tinham espaço para expressar-se através de seus corpos e através da dança, muitos talentos foram abafados, muitos foram inferiorizados naquilo que Deus já estava fazendo e falando, pois aconteceu de diversas maneiras uma grande resistência.



Assim aconteceu uma grande revolução nas igrejas e vários ministérios de dança foram se constituindo e tomando seu lugar nos períodos de adoração e louvor nos cultos das igrejas.


Inicialmente pouco se conhecia a respeito da dança executada na igreja e alguns ministérios mais desenvolvidos começaram através de seminários a abordar esse assunto e a ajudar os dançarinos a liderarem e manejarem seus grupos.


Nessa época a onda da adoração envolveu muitas pessoas, e muitos se descobriram num lindo chamado para as danças e outros aproveitaram a atividade e se incluíram nesse mover. O que de ruim aconteceu é que houve uma banalização desses movimentos, pois as pessoas tinham que se incluir no formato mesmo não compreendendo se foram chamadas e capacitadas por Deus para o desenvolvimento desse projeto.


O que resultou em pessoas não tão comprometidas com a santidade e também perdidas quanto ao seu real chamado para a dança, ou qualquer outra manifestação de arte na igreja que não fosse sua vocação.





Você adorador e artista do Senhor deve ter em seu coração a convicção de que o Senhor realmente está contigo e que esse intuito das artes dentro de voce é um chamado de Deus e consequentemente junto disso provêm à capacitação divina para a execução desse talento.


Quando essa convicção arder em seu coração voce estará pronto para desenvolver essa capacidade e unindo esse chamado em frutos genuínos a Deus. Não sei em que estágio você se encontra hoje, mas tenha a certeza em tudo que for fazer para Deus. E que dentro do seu coração esteja à convicção do seu chamado, reflita sobre isso, faça de si uma autocrítica, busque subsídios, almeje aprimorar-se e crescer dia após dia na presença de Deus!




Deus os abençoe! =)



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

2013 Chegou!!! Nós também!!!

Galera, passando aqui hoje somente para dizer que estamos de volta com o nosso blog super recheado com palavras edificantes e estudos maravilhosos sobre tudo que envolva a Cristo e as artes!!

Estamos muito contentes porque até aqui nos ajudou o Senhor... Que neste ano, Papai do céu nos abençoe com toda sorte de benção e graça. Agradeço a todos que continuaram visitando ao nosso blog, e peço que continuem!! rsrs...

Gente, gostaria de criar aqui um espaço diferente, direcionado para todos aqueles que gostam do ministério de dança... ou que participam de um. Gostaria de dar total liberdade para comentários, críticas, pedidos, ou até mesmo avisos que queiram postar neste blog. Retornando hoje então, seja Bem-Vindo!!

Deus nos abençoe...